Jornalistas lançam documentário sobre Remanso

                     Arte capa: Leônidas Vidal
   
Será apresentado na próxima sexta-feira, em Remanso (BA), o vídeo documentário “Dos que sobraram das águas”. O lançamento faz parte da programação da 6º Feira da Agricultura Familiar, que acontece no município nos dias 28 e 29 deste mês. 

A produção relata como se deu a mudança da antiga Remanso para a nova sede, durante a construção da barragem de Sobradinho, a partir de depoimentos de seus moradores. Esse processo de relocação teve como conseqüência a transferência de mais de 70 mil pessoas, em quatro cidades que acabaram submersas: Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado.

Com 30 minutos de duração, o vídeo traz também uma reflexão em torno das condições socioeconômicas da população remansense e de sua relação com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), órgão responsável pela construção da barragem.

O documentário foi produzido pelas jornalistas juazeirenses Inês Guimarães e Patrícia Telles, entre os anos de 2008 e 2009, e apresenta como trilha sonora original a música “Meu Remanso”, de autoria do músico Daniel Cezar e interpretada por Michael Ribeiro e Edésio César.

O lançamento acontecerá na Rua Rui Ribeiro, às 20h30, logo após a Novena de Nossa Senhora do Rosário. Na oportunidade, terá ainda a apresentação da trilha sonora do documentário.                 
    
           
Nova Remanso-BA
    
© Inês Guimarães
        
         
Ruínas da antiga cidade de Remanso-BA, inundada pela barragem de Sobradinho
    
© Patrícia Telles
         

5 comentários:

Miguel Martinez Martinez disse...

La fotografia en B/N es preciosa.
Un saludo.

Mak disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maurício Fidalgo disse...

Linda a foto preto e branco!

Daniel Casares Román disse...

Me encanta la foto del niño en blanco y negro! Enhorabuena!

Anônimo disse...

Patrícia, parabéns pelas fotos. Parabéns pelo blog. Remanso é um tema maravilhoso. Linda luz e paisagens. Ale.